“(…) todas as versões católicas da Bíblia preservam até hoje esses escritos. Os protestantes, por sua vez, reconhecem o valor histórico dos apócrifos, mas não os consideram como canônicos ou inspirados. Esta posição deriva do fato de tais escritos (…) não haverem sido citados por Cristo ou pelos apóstolos no Novo Testamento; “
Artigo escrito por Alberto R. ”(…) Jesus e seus apóstolos citavam repetidamente os livros do Velho Testamento, mas nunca citaram ou apelaram para a autoridade de qualquer livro apócrifo.”
Artigo de David Pratte “(…) Nem Cristo nem os apóstolos citaram os apócrifos… “
Apócrifos, na verdade, são diversos livros excluídos pela Igreja como não inspirados e dentre estes não entram os 7 livros a que os evangélicos se referem falsamente como sendo apócrifos. São eles os livros DEUTEROCANÔNICOS, constantes da versão grega, a SEPTUAGINTA. Suas referências se encontram, inclusive, nas Bíblia protestantes:
Vejamos
1 – Bíblia hebraica, Texto Massorético (TM): “toque os pilares”
Septuaginta (LXX) e Almeida: “apalpe os pilares”. “(José 16,:26)
2 – TM: “que Josafá FEZ DEZ NAVIOS de Társis para
ir para Ofir”
LXX e Almeida:“Josafá FEZ NAVIOS de Társis para ir para
Ofir“(1 Reis 22:48)
3 – TM: “da cidade”“
LXX e Almeida: “do pátio” (2 Reis 20:4);
4 – TM: “o monte da casa de Sião”
LXX e Almeida: “o monte da filha de Sião”. “(Isaias 10:32);
6 – TM: “Eis que uma jovem conceberá”
LXX e Almeida: “Eis que a virgem conceberá”
O Novo Testamento, neste caso, segue a LXX, quando se refere a essa profecia: “Eis que uma virgem conceberá”(São Mateus 1,23)
7 – O próprio Jesus fez a leitura dos LXX na sinagoga de Nazaré:
TM e ALMEIDA:“O Espírito do SENHOR DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos MANSOS; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a ABERTURA DA PRISÃO AOS PRESOS”(Is.61:1-2,
LXX e N. TESTAMENTO:“O Espírito do SENHOR é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar OS POBRES, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a DAR VISTA AOS CEGOS”“(Is.61:1-2; Lc 4,18-19
E seguem-se muitos outros exemplos que, se houver interesse se pode ver em http://www.mail-archive.com/debate_biblico@yahoogrupos.com.br/msg16701.html
AGORA PASSO A COLOCAR AS REFERÊNCIA AOS DEUTEROCANÔNICOS QUE OS ARTICULISTAS DIZEM NÃO TER TER SIDO CITADOS POR JESUS OU PELOS APÓSTOLOS.
Comecemos por São Paulo:
“Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa” (Hebreus 11,35).
Clara referência ao martírio dos sete irmãos pelo cruel Antíoco:
“Chegado já ao último alento, disse: ‘Tu, celerado, nos tiras desta vida presente. Mas o Rei do mundo nos fará ressurgir para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis’” (2 Macabeus 7,9).
Em toda a Bíblia não há só episódio parecido com isso a não ser em 2 Macabeus..
Há alusões a livros deuterocanônicos:
1 – Sb (Rm 1,19ss; Hb 8,14),
2 – Tb (Ap 8,2),
3 – 2Mc (Hb 11,34s),
4 – Eclo (Tg 1,19),
5 – Jt (1Cor 2,10)1
1 – SABEDORIA: “Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o lêem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência. Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem escusar. Porque, conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos, e se lhes obscureceu o coração insensato…”” (Romanos 1, 19ss);
– TOBIAS: “Eu vi os sete Anjos que assistem diante de Deus. Foram-lhes dadas sete trombeta” (Apocalipse 8,2) – Tobias : – “Eu sou Rafael, um dos sete que estão sempre presentes e têm acesso junto à Glória do Senhor” (Tobias 12,15)
– 2MACABEUS – “… extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio de espada, triunfaram de enfermidades, foram corajosos na guerra e puseram em debandada exércitos estrangeiros. Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa. Outros sofreram escárnio e açoites, cadeias e prisões. Foram apedrejados, massacrados, serrados ao meio, mortos a fio de espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelha e de cabra, necessitados de tudo, perseguidos e maltratados… ” Hebreus 11,34 ss)
– 2MACABEUS – “Chegado já ao último alento, disse: ‘Tu, celerado, nos tiras desta vida presente. Mas o Rei do mundo nos fará ressurgir para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis” (2Macabeus 7,9)
– ECLESIÁSTICO – “Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar” (São Tiago 1,19)
– ECLESIÁSTICO – “Sê pronto para escutar, mas lento para dizer a resposta” (Eclo 5,11)
– JUDITE – “Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus” (1Coríntios 2,10)
Se “não ser citado por Jesus ou pelos apóstolos” fosse critério para designar um livro como “APÓCRIFO”, então os evangélicos deveriam igualmente ter tirado de suas Bíblias os seguintes livros: Esdras, Neemias, Rute, Eclesiastes, Cânticos, Abdias, Naum e Provérbios.
Por justiça deveriam ter acrescentado “canônicos” os seguintes livros: Salmos de Salomão, 1 e 2 Esdras, 4 Macabeus, Assunção de Moisés e o livro de Enoc.dos quais são feitas alusões no Novo Testamento e o livro e Enoc é citado por São Judas.
A seguir apresento uma exaustiva lista de referências do Novo Testamento aos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento (aqueles que os protestantes retiraram de suas Bíblias).
O estudo foi feito pelo prof. Carlos Ramalhete e liberado para livre cópia e difusão.
Um comentário em “BÍBLIA – DEUTEROCANÔNICOS – não citados no NT.”
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