Caiafarsa

Just another WordPress.com weblog

BATISTAS – HOSIUS: “Perseguidos por 1200 anos”


A MENTIRA

”… Quero introduzir de propósito, o testemunho “não batista” da grande antiguidade do povo Batista. Cardeal Hosius (1504-1579) era um prelado Católico Romano cuja obra vitalícia foi a investigação e supressão de grupos não Católicos. Foi nomeado pelo Papa Paulo IV um dos três presidentes papais do famoso Concílio de Trento. Liderou vigorosamente a obra da contra-reforma. Se alguém conheceu as doutrinas e a história de grupos não Católicos após a Reforma, era o Cardeal Hosius. Ele disse: “Se os Batistas não fossem atormentados e cortados fora com a faca durante estes últimos 1.200 anos, fariam um enxame de maior número que todos os Reformadores.” (Cartas Apud Opera, pp. 112, 113). Note cuidadosamente que este erudito autoridade Católica tem falado da ferrenha perseguição que os Batistas agüentaram, e que ele claramente faz distinção entre eles e os reformadores, e que ele os data 1.200 anos antes da Reforma Protestante…”

ONDE ELA SE ENCONTRA

TEMPLO BATISTA BÍBLICO
http://www.tbb.org.br/exibir_estudos.php?ID=15

BLOG DO PR. LUCIANO
http://pastorluciano.blogspot.com/2007_03_01_archive.html

DEBATE BÍBLICO
http://www.mail-archive.com/debate_biblico@yahoogrupos.com.br/msg05356.html

RASTRO DE SANGUE
http://www.czs.com.br/pibczs/historia/rastodesangue/introduo.htm

OBREIRO APROVADO
http://www.obreiroaprovado.com/estudos/gilberto_s/historiaigreja/cap09.html

BATISTAS NÃO SÃO PROTESTANTES
http://www.pibjo.org.br/pdf/bib/sm03.pdf

SETE CARACTERÍSTICA DISTINTIVA DA I. BATISTA
http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/propositoigreja/cap05.html

A VERDADE/CONSIDERAÇÕES LÓGICAS/COMPROVAÇÃO DOCUMENTAIS

“Com o passar do tempo, as seitas pentecostais e depois as seitas racionalistas e anti-trinitárias, que não tinham mais o mínimo compromisso com a realidade e o bom senso passaram a reescrever a história, evidentemente a seu favor, “encontrando” em toda a humanidade passada membros destas seitas, mantendo a ligação entre Cristo e os novos “pastores”, chegando mesmo a remontar sua instituição ao primeiro homem – Adão!

Evidentemente, estes membros, que eram a “igreja” que atravessou os séculos, foram sempre perseguidos e martirizados, tendo que passar todo esse tempo incógnitas – 1500 anos, alguns até 1900 anos – e por isso não puderam ser registrados pela história oficial.

Veja o caso da citação do cardeal Hosius, feita pelo protestante: “O cardeal Hosius, católico, 1524, presidente do Concílio de Trento, escreveu: “Não fosse o fato de terem os batistas sido penosamente atormentados e apunhalados durante os mil e duzentos anos, eles seriam mais numerosos mesmo do que todos os que vieram da Reforma!” (Hosius, Letters, Apud Opera, paginas 112,113).”
Ora, o cardeal Hosius não foi quem presidiu Trento, mas foi assistente do cardeal del Monte.

A data também parece imprecisa, pois o Concílio foi de 1545 a 1563.

E a citação é ainda mais suspeita, pois os batistas nem haviam surgido ainda, e um cardeal diz que eles foram perseguidos por 1200 anos? Se nem o dr.(?) Carroll [autor e inventor das mentiras] conseguiu identificar alguns destes “perseguidos”, que devem ter sido numerosos, dado o dilatado tempo da perseguição, como atribuir a um cardeal tal frase?

O livro, que você cita [é uma consulta], repete a mesma história. Nesse caso, os batistas seriam este povo oculto, que foi perseguido desde Tertuliano até a reforma pelos católicos, e depois da reforma pelos calvinistas e zwinglianos, mas que nunca esmoreceu, permanecendo com as chamadas notas da igreja do novo testamento, segundo o desconhecido dr.(?) Carroll.

É evidentemente mais uma reedição caricaturada da história” [Montfort – Autor: Marcos Libório]

”… O Concílio Tridentino foi convocado pelo papa Paulo III com a bula Laetare Jerusalem (19-11-1544) , inaugurado em 13 de dezembro de 1545. A bula papal destinava ao concílio as tarefas de : condenar os erros em matéria de fé , deter os abusos , reconstituir a unidade da Igreja, fazer a cruzada contra os turcos. Tiveram direito a voto ( por cabeça) os cardeais e os bispos .
O Papa Paulo III decreta a suspensão do Concílio de Trento.
Inaugurado com a presença de 31 bispos, a maioria italianos, sob a presidência dos legados papais, os cardeais Giovanni del Monte, Marcello Cervini e o inglês Reginald Pole, o Concílio de Trento foi suspenso por Paulo III em 1549, em decorrência da epidemia de tifo e da transferência do concílio para Bolonha , com o objetivo de escapar à excessiva ingerência de Carlos V.
Reabertura do Concílio Tridentino.
Em 1551, após a suspensão , pelo papa Júlio III, sucessor de Paulo III , o Concílio de Trento chega a ter seis sessões solenes, mas é novamente suspenso em abril de 1552, devido ao fracasso das negociações com os protestantes e à traição de Maurício da Saxônia, que passara a apoiar os franceses. Contudo, no decorrer dessas sessões, o Concílio não deixou de discutir e aprovar importantes decretos, como os que versavam sobre a presença real de Cristo na Eucaristia (doutrina da transubstanciação), sobre a penitência (necessidade da confissão auricular) e sobre a extrema-unção.

________________________
João Leyde
________________________

A Reforma Protestante criou duas correntes : uma mística e uma racionalista. A Igreja luterana estava inserida na corrente racionalista e os movimentos anabatistas e milenaristas representavam a linha mística .
Lutero era intolerante com todos os que discordavam de sua doutrina . Malgrado tivesse proclamado a doutrina do livre-exame da Sagrada Escritura .
Defendeu a guerra contra os camponeses anabatistas e excomungou Storch e Münzer.
O triunfo luterano sobre os milenaristas em Frankenhausen não acabou com a corrente mística.
João de Leyde era um místico inserido no fenômeno milenarista , considerava-se um Messias ; foi coroado no cemitério da cidade e implantou um reino comunista de terror e promiscuidade sexual em Munster –considerada a Nova Jerusalém.
Tanto católicos como protestantes resolveram exterminar o misticismo anabatista. João de Leyde ( Leida ) fugindo de Munster , instalou-se em Basiléia. Trocou seu nome para David Joris, pregava na clandestinidade. Considerado o mais cruel de todos os anabatistas.
O Bispo reconquista a cidade ; preso e torturado , João de Leyde teve seus ossos colocados numa jaula suspensa nas torres da Catedral.
_______________
Batistas
_______________

Os batistas atribuem sua origem aos anabatistas , mas foram ex-luteranos que fundaram esse confissão protestante. A Igreja batista nasceu de um grupo de luteranos.
Sendo fundada em Londres , em 1611, a partir de um grupo de luteranos liderados por Thomas Helwys (1550-1616).
Segundo os batistas, a salvação não necessita das boas obras. Valorizam o batismo e defendem sua realização em adultos . Grande presença nos EUA !
Cardeal Hosius
Stanislaus Hosius (1504-1579) , Cardeal polonês nascido em Cracóvia a 5 de maio 1504.

Estudou direito em Padua e Bologna, entrou para a Igreja e tornou-se bispo , em 1549 , de KuIm ; em 1551 , de Ermland , e em 1561 criado cardeal.

O bispo Hosius participou do Concílio de Trento . Os batistas gostam de citá-lo para provar que são descendentes dos anabatistas .

Hosius teria chamado os batistas de ‘anabatistas’ em 1554 . O cardeal Hosius não presidiu Trento , foi assistente do cardeal del Monte… “

Autor: Prof. Everton Jobim

=================

É claro que se trata de uma retumbante mentira.

A propósito disso já consultei a muitíssimos batistas objetivando descobrir a verdade sobre o texto principalmente solicitando se poderiam mostrar o texto original latino completo. Ninguém foi capaz de atender meu pedido.

É claro que se trata de um texto apócrifo cuja identificação foi simplesmente inventada tendo por fim “provar” que os Batistas, entre todos os rebelados, é o único grupo cristão dentre as mais de 50.000 seitas cristãs que existia antes da reforma e dos movimentos que a precederam.

OSWALDO

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=32876590&tid=2540218290115092553&kw=
Cai a farsa

Written by caiafarsa

julho 26, 2007 às 4:06 pm

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 161 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: