Caiafarsa

Just another WordPress.com weblog

Adorar = Venerar?

Atos 5:34 Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;
(segundo a bíblia João Ferreira de Almeida)

Eis aqui um dos maiores absurdos sem lógica, sem pé nem cabeça. Protestantes aqui fazem uma salada que é um verdadeiro samba do criolo doido…

.

A MENTIRA

.

Os protestantes dizem:

1. Alguns Conceitos

Depois dessa breve introdução, faz se necessário citar o que um conceituado dicionário, da Língua Portuguesa, diz sobre a ação de adorar.

Adorar (do lat. Adorare.) significa:

V. t. d. 1. Render culto a (divindade). 2. Reverenciar, venerar: … 3. Amar extremamente; idolatrar: … 4. Fam. Gostar muitíssimo de; ter grande predileção a: … 5. Cultuar, reverenciar, venerar: Os antigos egípcios adoravam a vaca por divindade. Int. 6. Prestar culto de adoração. P. 7. Amar extremamente, venerar (a si mesmo). 8. Amar-se mutuamente ao extremo: …

V t. d. 1. Tributar grande respeito a; render culto a; reverenciar: Os pagãos veneravam inúmeros deuses. 2. Tratar com respeito e afeição. 3. Reverenciar, acatar, respeitar: “O hindu, como se sabe, venera a vaca, enquanto o muçulmano lhe come a carne”. (Raul Bopp, Coisas do Oriente, p. 28.) 4. Ter em grande consideração: Homem culto venera as letras e as artes.1ADORAÇÃO/VENERAÇÃO À MARIA

Este ensino de exaltação à Maria também viola claramente os ensinos da Escritura Sagrada. Apenas o Criador, o Pai e o Filho, devem ser adorados/venerados. Embora a Escritura Sagrada não lhe apresente como estando morta, também, em lugar algum declara que ela foi trasladada, a semelhança de Enoque e Elias, e muito menos que houve a assunção de Maria. (Êxodo 20:4-6; Deut.4:15-19 e Atos 10:25-26).

A igreja Católica publicou o Dogma da Imaculada Conceição em 08/12/1854 (Papa Pio XIX). E o Dogma da Assunção de Nossa Senhora (Maria), em 1/11/1950 (Papa Pio XII).

Se paga promessa para quem?

Ora, devolvo as seguintes perguntas. Se esse moço ai adoece a quem ele recorre primeiro? A um médico ou a Deus? A quem ele paga a consulta do médico? Para o proficional ou para Deus? Ora, então quem procura um médico esta idolatrando o médico? Non sense… Agora, que mal há em se pedir a um santo que se junte a nós para pedir a Deus?

ONDE SE ENCONTRA:

http://www.adventistas.com/dezembro2004/messiasXsatanas.htm

A VERDADE:

Imagens e Santos
06:57 @ 02/08/2006
Antes de tudo vamos entender três conceitos para darmos início ao nosso estudo:

Existem três tipos de cultos:

1. culto de latria (grego: “latreuo”) quer dizer adorar – É o culto reservado a Deus;

2. culto de dulia (grego: “douleuo”) quer dizer honrar;

3. culto de hiperdulia (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração.

Logo:
A latria é o culto que se deve somente a Deus e consiste em reconhecer nele a divindade, prestando uma homenagem absoluta e suprema, como criador e redentor dos homens. Ou seja, reconhecer que ele é o Senhor de todas as coisas e criador de todos nós, etc.
O culto de dulia é especial aos santos, como sendo amigos de Deus.
O culto de hiperdulia é o culto especial devido a Maria Santíssima, como Mãe de Deus.
Do significado e da interpretação:
Adorar significa reconhecer como Deus, criador de todas as coisas.

Idolatrar significa em certo sentido o oposto, pois designa a ação de adorar uma criatura em vez de adorar o Criador.

O Aurélio diz que adorar, venerar, idolatrar, amar extremamente são sinônimos, mas não há sinônimo que seja absolutamente equivalente.

Sinonímia – É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes – SINÔNIMOS.

ONDE SE ENCONTRA A VERDADE

http://www.lepanto.com.br/DP2-6-99.html

http://www.grupos.com.br/blog/crisma.santarita/permalink/6649.html

http://montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20040826175607&lang=bra

http://www.presbiteros.com.br/Catequese/Resumo%20do%20Catecismo%20da%20Igreja%20Cat%F3lica/Tema%2045%20O%20primeiro%20Mandamento%20Amar%20a%20Deus%20sobre%20todas%20as%20coisas.htm

http://www.grupos.com.br/blog/crisma.santarita/month/8-2006.html

http://catecumenato.wordpress.com/2007/02/28/catolico-adora-imagens/

(Êxodo 29,29)
Os ornamentos sagrados de Aarão servirão para seus filhos depois dele, que os vestirão quando se lhes der a unção e forem empossados.

Aliás isso é legal pra quem critica as vestes liturgicas da igreja…

(Êxodo 31,10) (Jeremias 17,2)
nos ângulos de seus altares. (Lembrando-se de seus filhos), (pensam) em suas estelas e marcos sagrados, junto das árvores verdejantes no alto das colinas elevadas.

(Êxodo 31,14)
Guardareis o sábado, pois ele vos deve ser sagrado. Aquele que o violar será morto; quem fizer naquele dia uma obra qualquer será cortado do meio do seu povo.

(Êxodo 34,15)
Guarda-te de fazer algum pacto com os habitantes do país, pois, quando se prostituírem a seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, poderiam convidar-te e tu comerias de seus banquetes sagrados;

(Números 7,9)
Aos filhos de Caat, porém, não deu carros nem bois, porque tinham o cuidado de objetos sagrados que levavam aos ombros.

(Números 10,21)
Os caatitas partiram em seguida, levando os objetos sagrados. E, antes que chegassem, era montado o tabernáculo.

(Números 18,3)
Eles farão o serviço que te é devido e o serviço da tenda, mas não se aproximarão dos objetos sagrados, nem do altar, para que não morram, e vós juntamente com eles.

(I Crônicas 16,29)
tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome. Trazei oferendas e chegai à sua presença, adorai o Senhor com ornamentos sagrados.

(II Crônicas 5,5)
e transportaram-na com a tenda de reunião e todo o seu mobiliário de utensílios sagrados. Foram os sacerdotes levíticos que fizeram essa transladação.

(Salmos 46,9)
Deus reina sobre as nações, Deus está em seu trono sagrado.

(I Macabeus 4,49)
Fizeram novos vasos sagrados e transportaram ao santuário o candeeiro, o altar dos perfumes, e a mesa.

(Salmos 28,2)
Rendei-lhe a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor com ornamentos sagrados.

(Eclesiástico 26,22)
Como a lâmpada que brilha no candelabro sagrado, assim é a beleza do rosto na idade madura.

(Ezequiel 42,14)
Uma vez que tiverem entrado, os sacerdotes não sairão do lugar santo para o átrio exterior, sem ter deixado ali as suas vestes litúrgicas, porque esses paramentos são sagrados. Eles se revestirão de outros hábitos para penetrar nos lugares destinados ao povo.

Paramentos são sagrados??? Alguns acham que não… Mas como é possível isso? Não esta dito na bíblia??? A cereja em cima do bolo…
o dicionário ainda aponta que

(Ezequiel 45,6)
Para o domínio da cidade, assinalareis uma porção de cinco mil côvados de largura, por vinte e cinco mil de comprimento, paralelamente ao espaço sagrado já reservado. Ela pertencerá a toda a casa de Israel.

(Joel 4,17)
Sabereis então que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habita em Sião, minha montanha santa. Jerusalém será um lugar sagrado onde os estrangeiros não tornarão mais a passar.

(Miquéias 5,13)
Extirparei de tua terra os bosques sagrados e arrasarei tuas cidades.

aliás … pela mesma fonte, temos que…
consagrar

Conjugar

de sagrar

v. tr., tornar sagrado; sagrar; dedicar a Deus; converter (pão e vinho) no corpo e sangue de Jesus Cristo; oferecer em homenagem; destinar; dedicar ao culto; sancionar;

v. int., ant.,
jurar pela sagrada hóstia;

v. refl.,
dedicar-se.

Continuando… Se ‘sagrado’ é aquilo que é ‘profundamente venerável’ e consagrar é ‘tornar sagrado’. Quando ouvimos muitos religiosos dizerem que eu me consagro a Deus, podemos ter que esta pessoa esta por seus méritos próprios (por seus ‘poderes’) SE tornando sagrado e portanto digno e profundamente venerável…?

Ora, me parece que de duas, uma… Ou o dicionário não se presta a responder quesitos da fé… Ou temos muitos hipócritas por ai…

santo

do Lat. sanctu

adj.,
sagrado; bem-aventurado;
venerável; virtuoso; bondoso; santificado (dia);

s. m.,
indivíduo que morreu em estado de santidade ou foi canonizado; por ext. homem reconhecidamente virtuoso e bom.

campo -: cemitério;

lugar -: a igreja; qualquer templo;

nariz de -: algo que se faz meticulosamente;

remédio -: remédio eficaz;

Santo Ofício: tribunal da Inquisição;

- de pau carunchoso: pessoa sonsa, velhaca; o m. q. santo de pau oco;

- de pau oco:vd. santo de pau carunchoso;

- sacrifício: missa.

Assim acaba o raciocínio de que o dicionário aponta como sendo “santo” o que é sagrado;
venerável…

Se a bíblia fala que “(Êxodo 29,31)
Tomarás o carneiro de inauguração e farás cozer a sua carne em um lugar santo.” Temos então que EXISTE um lugar santo…

Se diz que “(Êxodo 30,35)
Farás com tudo isso um perfume para a incensação, composto segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo.” Temos um perfume SANTO…

“(Levítico 2,3)
O que sobrar da oblação será para Aarão e seus filhos; isto é, o que há de mais santo entre os sacrifícios feitos pelo fogo ao Senhor.” Existe um sacrificio SANTO…

“(Levítico 6,11)
Todo varão entre os filhos de Aarão comerá dela. Essa é uma lei perpétua, no tocante às partes destinadas a vossos descendentes, das ofertas feitas pelo fogo ao Senhor. Todo aquele que tocar essas coisas será santo.” ” Existem homens SANTOS…”(Levítico 11,44)
Pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo. Não vos contaminareis com esses animais que se arrastam sobre a terra, …”

Se existem santos (que são sagrados;bem-aventurados;veneráveis) e se sagrado é o profundamente venerável… Alguém me explica porque cargas d’água falam que católicos são idolatras por venerar um santo?

Então antes de usar um dicionário como instrumento de estudo teológico, vamos pensar.

Autor: HENRIQUE

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=16526173250327508851

Cai a farsa.

Written by caiafarsa

julho 26, 2007 at 5:56 am

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 177 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: