Caiafarsa

Just another WordPress.com weblog

A “IGREJA CATÓLICA” RECEBEU ESTE NOME EM 381?

A MENTIRA:

“A Igreja Cristã recebeu o nome de Católica no Concílio de Constantinopla, presidido pelo Imperador Romano Teodósio com o decreto “CUNCTOS POPULOS” ano 381…”

ONDE SE ENCONTRA:

http://209.85.165.104/search?q=cache:9IXdkP5GzMwJ:www.grupodelouvoremanuel.hpg.ig.com.br/documentario.doc+cat%C3%B3lica+%22CUNCTOS+POPULOS%22&hl=pt&ct=clnk&cd=7&lr=lang_pt

DEMONSTRAÇÃO: FONTE – ORIGINAL LATINO:

“Cunctos populos, quos clementiae nostrae regit temperamentum, in tali volumus religione versari, quam divinum Petrum apostolum tradidisse Romanis religio usque ad nuc ab ipso insinuata declarat quamque pontificem Damasum sequi claret et Petrum Aleksandriae episcopum virum apostolicae sanctitatis, hoc est, ut secundum apostolicam disciplinam evangelicamque doctrinam patris et filii et spiritus sancti unam deitatem sub parili maiestate et sub pia trinitate credamus. Hanc legem sequentes Christianorum catholicorum nomen iubemus amplecti, reliquos vero dementes vesanosque iudicantes haeretici dogmatis infamiam sustinere ‘nec conciliabula eorum ecclesiarum nomen accipere’, divina primum vindicta, post etiam motus nostri, quem ex caelesti arbitro sumpserimus, ultione plectendos. DAT. III Kal. Mar. THESSAL(ONICAE) GR(ATI)ANO A. V ET THEOD(OSIO) A. I CONSS


TRADUÇÃO DO LATIM:

“Queremos que todas as nações que estão sob nosso domínio, graças à nossa caridade, permaneçam fiéis à esta religião, que foi transmitida por Deus ao apóstolo Pedro, e que ele transmitiu pessoalmente aos Romanos, e que obviamente (esta religião) é conservada pelo Papa Damaso e Pedro, bispo de Alexandria,pessoa com a santidade apostólica; isto é, devemos acreditar em conformidade com o ensinamento apostólico e do Evangelho na unidade da natureza divina do Pai, Filho e Espírito Santo, que são iguais na majestade e na Trindade Santa.Ordenamos que terão o nome de Cristãos Católicos aqueles que não violam as afirmações desta lei. Os outros os consideramos com

pessoas sem inteligência e ordenamos condená-los ao castigo da infâmia como hereges, e às suas reuniões não atribuímos o nome de igreja; estas pessoas devem ser condenadas antes pela vingança divina, e depois pelas nossas penas, às quais foram autorizadas pelo Juiz Celeste”.

DEMONSTRAÇÃO LÓGIGA e/OU DOCUMENTAL:

- Observem textualmente o que diz o decreto com relação ao nome de CRISTÃO CATÓLICO:

“… Ordenamos que terão o nome de Cristãos Católicos aqueles que não violam as afirmações desta lei…”.

Observem o “animus dolendi” (intúito enganador) do articulista. Por que não colocou o texto para que todos pudessem julgar? Não. Não deu aos leitores esta oportunidade porque sabidamente estava enganando, assim como faz em todo o longo trabalho que elaborou contra a Igreja Católica.

O texto reproduzido cujo original latino consegui pesquisando na língua italiana, põe tudo a limpo.

Mas vamos ao que interessa.

Neste tempo havia um grande grupo de cristãos que seguia uma doutrina estranha daquela ensinada por Pedro apóstolo, e conservada pelo sumo pontífice e pelos bispos católicos. Não obstante suas heresias, queriam os hereges, igualmente, levar o nome de “Cristãos Católicos” e chamavam às suas reuniões de “IGREJA” ao que o imperador proibe (já que seguiam a doutrina de Ário deveriam, com toda justiça, ser chamados de ARIANOS).

O nome “CATÓLICO” é muito antigo e há documentos que provam sobejamente isto.

Não encontrei o Decreto CUNCTOS POPULARES do imperador romano Teodósio a não ser em italiano. Sabendo que o Pe. Luis de nossa Paróquia falava fluentemente esta língua, apesar de ser brasileiro, telefonei-lhe pedindo a explicação de certas expressões que não conseguia traduzir. Ele não me soube explicar na hora mas pediu para que lhe mandasse o original por e-mail e pouco depois me devolveu a tradução em português. Foi assim que mais uma vez uma calúnia protestante que cai fragorosamente por terra ante a luz da verdade!

Cai a farsa

Written by caiafarsa

novembro 6, 2008 at 2:43 am

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 187 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: